Agende uma Consultoria com um de nossos Especialistas

 

O contrato social é o documento para Constituição de empresas que optam pela natureza jurídica sociedade. Como todo ato de Constituição é um documento revestido de formalidades e sua elaboração deve obedecer aos requisitos legais.

O primeiro passo para elaborar um contrato social é a qualificação dos sócios, isto é, identificar quem são os participantes daquela sociedade.

A primeira cláusula deve conter os dados dos Associados, se estes forem pessoas físicas. Se forem pessoas jurídicas, o contrato Civil deve conter a firma ou a denominação, nacionalidade e suas sedes.

Em seguida é hora de informar o nome, endereço e o tipo de organização da sociedade.

No Brasil os tipos societários mais utilizados são:

Sociedade limitada
Sociedade anônima
Empresa individual de responsabilidade limitada

O próximo passo será definir o nome da sua sociedade e especificar o objeto da sua atividade. Isso significa que você deverá informar quais são os produtos ou serviços que o seu negócio irá oferecer ao mercado.

Depois, é hora de informar o capital social, que é o montante investido no negócio, o valor das cotas e a sua divisão entre os sócios.

Também é importante indicar o responsável ou os responsáveis pela administração da sociedade.

Outra cláusula a ser incluída é aquela que define o pró-labore, ou seja, a remuneração oferecida ao administrador da sociedade e a divisão de lucro entre os sócios.

Por fim é fundamental criar regras para as deliberações importantes da sociedade. Todas as questões de relevância devem ser submetidas à votação dos sócios. As regras deverão estar bem claras no contrato social.

Lembre-se, cada empresa é única e o seu contrato social deve refletir esta individualidade.

Agende uma Consultoria com um de nossos Especialistas

Call Now Button