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Muitas vezes o vendedor não obtém os resultados esperados, pois não se atenta as ações que devem ser realizadas antes, durante e depois da venda.

Neste artigo, nós trataremos dos 7 passos que te ajudarão a vender mais e melhor.

01) Pré-venda

O primeiro passo é a pré-venda, onde o Empresário deve se atentar ao planejamento, preparação, pré-disposição, conhecimento do produto ou serviço e pesquisa de mercado.

Faça um bom planejamento, definindo suas metas e ações para alcançá-las. Saiba quem são os seus potenciais clientes e o que fazer para chamar a atenção deles.

Tenha foco e prepare-se para as objeções.

Tenha domínio sobre tudo relacionado ao que esta vendendo, funcionalidades, características, utilidade, componentes, etc…
Conheça o seu mercado, a demanda, as necessidades, tendências e não deixe de espiar a concorrência.

02) Levantamento de necessidades

Já o passo seguinte, consiste na análise de produtos e serviços que sejam soluções para possíveis problemas.

Se o seu produto ou serviço não resolver uma necessidade ou dor do seu cliente, certamente ele não ira se interessar pelo que você está oferecendo.

03) Confiança

O terceiro passo se concentra na confiança do empreendedor com relação aos processos, concorrência e o mercado em que está atuando.

Desta forma, com o domínio das informações, aliado a postura e linguagem adequadas, o vendedor conseguira a atenção favorável do cliente.

04) Apresentação do produto

O quarto passo é a apresentação do produto como uma solução para o cliente. Como destacamos no passo 2, o seu produto ou serviço precisa resolver uma dor.

Muitas vezes o cliente desconhece a dor até que alguém lhe mostre a solução. Procure destacar a consequências do problema e como resolve-lo.

05) Tratar as objeções do cliente

O quinto passo é entender e contra argumentar as objeções do cliente. Saiba que há oito categorias de objeções, são elas: Qualidade, preço, competidores, eficiência, durabilidade, serviços, pós-venda e garantias.

O vendedor, a partir das informações dos passos anteriores, deve utilizar diferentes argumentos, afim de estimular o interesse positivo do cliente em adquirir o seu produto.

06) A venda

O penúltimo passo é a venda. Momento em que não deve haver mais objeções.

Caso o produto tenho uma característica diferente do da concorrência, comente os benefícios desta diferença, a fim de eliminar qualquer dúvida com relação a sua oferta.

07) Pós-venda

O último passo é a pós-venda. Momento que visa a abertura do relacionamento com o cliente por meio de serviços adicionais, como garantia e assistência técnica.

Com o mercado cada vez mais competitivo, os profissionais precisam estar preparados para atender bem os seus clientes e fazer boas vendas.

Então, para obter bons resultados, coloque estes 7 passos em ação e tenha sucesso nas suas vendas.

 

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